terça-feira, 6 de maio de 2014

Um Almoço em Anzio

Boa Terça - Feira a Todos

Hoje vamos retornar na cidade de Anzio, De Roma a Anzio para um almoço tipico de cidadezinha de mar.
Todos os dias, com excessão de segunda -feira, os pescadores de Anzio saem com os próprios barcos durante a noite, a vida deles é dura, mas em perfeita harmonia e sintonia com o mar.

De manha, bem cedinho, os barcos entram no Porto de Anzio, trazendo o pescado da noite. A maior parte dos peixes são leiloados, num galpão ao interno do porto, através de uma cooperativa de pescadores. E tantos outros peixes são vendidos no porto.


Para mim é um encanto tudo isso, me levantar cedo de manha, tomar um bom Cappuccino e ir ao Porto comprar peixe que são apenas pescados. Nos brasileiros não somos muito chegados em peixe, embora as nossas costas são imensas, e poderíamos enriquecer a nossa alimentação e dividir melhor os nossos pratos entre carne e peixe, mas morando aqui entendi que não somos muito chegados.

Entre um bom prato de churrasco e um peixe, o brasileiro escolhe churrasco. Eu aqui aprendi a cozinhar o peixe e entendi que a simplicidade paga, a nível de sabor e delicadeza do prato.


Além do fator de alimentação, eu pude ver o duro trabalho dos pescadores. Sair no mar, respeitar os ciclos dos peixes, respeitar o mar, cuidar das redes, dos barcos, etc. Ai me vem na cabeça os romances de Jorge Amado e como lemos, achando bonito, mas sem entender o que esta contando. Para nos fica somente um conto, mas olhando essas pessoas, indo la' comprar os peixes, puder ver que è tudo isso e muito mais.


Eu aprendi cozinhar bem os peixes, mas devido a minha total ignorância de peixes no Brasil, eu não sei dizer a equivalencia de um peixe para outro. O mediterraneo é um mar praticamente "fechado", muito menor que o nosso oceano, e de consequencia os peixes tem alimentações diferentes, temperaturas diferentes, e de consequencia muda qualquer coisa.

O Atum do mediterraneo é o melhor do mundo, e por isso é cheio de barcos japoneses que vêem pescar por aqui. Eles pescam e congelam imediatamente no barco o atum.


E domingo de manha fui no Porto e comprei dos peixes para o almoço. Sabem o quanto eu paguei????? Por dois peixes apenas pescados??????? Em dois faziam 1 kg de peixe, e paguei a beleza de 5,00 Euros.
Vocês entenderam bem:  5 Euros.!!!!!!!!!!!!! Nada!!!!  E foi um grande almoço.


Este peixe se chama Céfalo. E não sei dizer o que pode corresponder aos nossos peixes brasileiros.
E sabe como se cozinha este peixe aqui???????' Muito fácil!!! No forno com Batatas.!!!!!!
Ficaram curiosos????? Então eu dou a receita.


Uma vez que o peixe é limpo, e sem tirar as escamas, coloco o peixe na forma, tempero com pouco sal, pimenta-do-reino, alecrim, coloco rodelinhas de limão na barriga, para dar um sabor (mais não é necessário), um fio de azeite e deixo de lado.


O verdadeiro segredo são as batatas!!!! Se limpam as batatas, se cortam em rodelas, e se colocam numa panela com agua e sal. Levamos para o fogo e deixamos cozinhar por 3 minutos, uma vez que iniciou a ferver a agua. Se desliga o fogo, escorremos as batatas, re-colocamos as batatas na panela, temperamos com pimenta-do-reino e alecrim.

Colocamos as batatas envolta dos peixes e levamos para o forno, 180 graus, forno ventilado, e nesse peso de peixe servem 20 minutos de cozimento. E vem fora um prato delicioso.



Este é um dos pratos típicos de Anzio. Na sua total simplicidade e com um sabor Mediterrano.

Vocês gostariam de almoçar comigo??????

Seria um prazer.




Una Buona Giornata a Tutti!!!!

7 comentários:

  1. Amei, Thais!! Vou preparar um peixe fresco assim como o seu, com batatas. Mas gostaria mesmo de almocar com voce em Anzio. Beijo, Sofia

    ResponderExcluir
  2. Adorei, Thais! Vou preparar um peixe fresco assim, com batatas no forno. Mas o que eu gostaria mesmo era almocar com voce em Anzio. Beijos, Sofia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi querida.
      A gente tem a oportunidade de comprar peixe fresco assim, aproveite,
      Depois voce me conta como veio o peixe
      Um abraço

      Excluir
  3. Oi querida Thais
    adorei a receita e compartilho com você das impressões sobre a estreita visão dos brasileiros em relação ao peixe, ao mar, à natureza. Moro numa ilha, cercada de mar por todos os lados. E a cidade, assim como o Brasil, cresceu virada de costas para o mar. Acredito muito na interação com a natureza e é isto que falta em nossa cultura, uma pena. mas fico feliz em saber que em alguns poucos lugares ainda se pode viver assim, na simplicidade.
    Um grande beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada querida.
      O Brasil precisa utilizar mais os produtos do mar.....peixe è saudavel.
      Um abraço

      Excluir
  4. Thais, ma questo blog è bellissimo ;)
    Mi sono unita ai lettori e ho anche letto il post in portoghese, certo non ho capito tutto perchè non è una lingua che conosco bene, però è stato interessante ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ciao Audrey
      Ti ringrazio.
      Torna sempre.
      Un abbraccio

      Excluir

Agradeço muito pelo teu comentàrio

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...