sábado, 3 de maio de 2014

Rua da Conciliação e Praça São Pedro

Bom dia !!!!

Vamos passear pela Cidade do Vaticano e aos redores? Esse passeio é lindo demais.
Com o novo Papa Francisco na Cidade do Vaticano aumentaram, ainda mais, o numero de visitantes e turistas. Mas antes de entrar no Vaticano eu gostaria de mostrar um detalhe importante, a rua que nos leva a Cidade do Vaticano.

Vamos entrar pela "Via della Concilliazione", a Rua da Conciliação. Já esta imagem é bem impactante. Mas no passado não era assim, com esta visual. Era tudo diferente.

O impacto é forte e emocionante. Logo virando nesta rua a gente se da' de frente com a Praça São Pedro.


Mas observando fotos antigas dessa rua, podemos ver que  não era assim. Onde è atualmente o meio da rua era cheia de prédios e cobria a visual da Cidade do Vaticano. Isto foi feito propriamente para que quando se caminhava entre ruas apertadas e pequenas, chegando na Praça São Pedro as pessoas tivessem um impacto ainda maior da grandeza e imponência do Vaticano. Este conjunto de Predios se formavam um bairro bem conhecido pelos romanos.
Com os anos, estes prédios, foram retirados  e a Rua da Conciliação é como vocês podem ver na Primeira foto. Mas olhem como era, não muitos anos atrás. Até os anos 1937 a rua era assim:


Esta parte central se chamava "Spina del Borgo", ou seja a Espinha da Aldeia. Este nome era porque representava próprio una espinha entre um lado e outro da Rua da Conciliação. Durante o período Fascista, este borgo foi distruido. e no ano de 1937 o antigo borgo aparecia desta forma.



Com esta demolição a Rua da Conciliação tornou- se ampla e com uma vista logo imediata já da ponte que atravessa o Rio Tevere.


Esta ponte è maravilhosa, com tantas estatuas de anjos que nos guiam até o Vaticano.
Passando a ponte a visual é esta, no esplendor da Rua da Conciliação, a vista nos deixa a boca aperta.


Percorrendo pela Rua da Conciliação podemos observar uma curiosidade, A vista do "Passetto" Que podemos traduzir como "Pequena Passagem". O que é o passetto? Antes vamos ver a foto, e observem que ao fundo se pode ver uma especie de ponte.


O Passetto liga a Cidade do Vaticano ao Castelo Santo Angelo. Este castelo é um forte, utilizados pelos antigos Papas como refugio em caso de guerra. Somente que os Papas não utilizavam as ruas normais, ou caminhos subterrâneos, mas usavam o Passetto, por isso significa pequena passagem.

O Castelo de Santo Angelo é muito perto da Cidade do Vaticano e aparece assim:


Se pode visitar e a é uma meta que vale a pena ser vista. Sucessivamente eu vou dedicar um post somente para este Castelo. Com tantas historias para contar.
Vamos voltar para a Rua da Conciliação???


E quando terminamos de percorrer a Rua da Conciliação, na nossa frente vemos em todo o esplendor a Praça de São Pedro !!!!


Não penso que sirvam palavras para descrever a emoção de se encontrar ali. A foto abaixo podemos ver a janela em que o Papa, a cada domingo, aparece para a benção de meio dia. Da praça a podemos vê o Papa deste modo. Muito pequeno. Na televisão parece que ele esta bem perto das pessoas que se encontram na praça, mas não é assim.



E se voltando a visual da Rua da Conciliação é esta.


As fotos abaixo mostram alguns detalhes da Praça de São Pedro.







Passear por Roma é andar com a cabeça para o alto, perceber cada detalhe e em cada angulo de rua tem uma historia para contar. E eu adoro contar historias.

Este é um pequeno detalhe da Rua da Conciliação e do ingresso na Praça São Pedro, tem muito mais para contar.

Bom dia.

Thais

2 comentários:

  1. Thais minha querida,
    fiquei encantada com seu relato e com as fotos, fiz uma ótima vigem!
    Você escreve muito bem, nos faz viajar, parabéns!

    Feliz semana!
    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Querida.
      obrigada pelo carinho. Sao detalhes muito particulares que poucos contam... e vale a pena saber.. curiosidades fantaticas.
      Um abraço

      Excluir

Agradeço muito pelo teu comentàrio

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...